Seja Bem Vindo!

Este blog foi criado com intuito de ajudar na divulgação dos trabalhos da Associação e apoiar nossos parceiros nessa causa.

Se você, de alguma forma deseja colaborar com nosso trabalho, entre em contato conosco, pelo e-mail: associacao.centopeia@gmail.com, que entraremos em contato com você.


domingo, 28 de fevereiro de 2016

LIBERDADE PARA OS CETÁCEOS


Hoje, uma orca chamado Lolita é a única sobrevivente das capturas que tiveram lugar em Puget Sound. Ela está definhando no Miami Seaquarium há mais de quatro décadas.

O estado de Washington (EUA) está um passo mais perto da proibição de cativeiro, garantindo que baleias e golfinhos nunca mais serão explorados no Estado. No ano passado, os legisladores do Estado introduziram um projeto de lei que tornaria ilegal manter baleias, golfinhos e botos selvagens capturados e os criados em cativeiro para entretenimento humano.
Há isenções para instalações que fazem reabilitação e pesquisa, mas o projeto de lei ainda exige que os animais sejam devolvidos à natureza, e que os animais que não puderem ser integrados de volta sejam mantidos em instalações aprovadas pelo Serviço Nacional de Pesca Marinha, acrescentando também que eles não poderão ser utilizados para performances ou entretenimento.
Apesar de não haver baleias ou golfinhos atualmente em cativeiro no estado, Washington tem uma longa e trágica história envolvendo capturas de orcas fora de sua costa há décadas atrás, o que se acredita ser o fator responsável por dizimar a população de orcas do sul.
Enquanto esforços para conseguir que esta legislação seja aprovada em Washington estão em curso, ainda há esforços para acabar com o cativeiro na América do Norte. Os projetos de lei The Orca Responsability and Care Advancement (ORCA) nos EUA e Ending Captivity of Whales and Dolphins no Canadá poderiam mudar o futuro para sempre para baleias e golfinhos. Se aprovadas, estas leis também vão enviar uma forte mensagem ao mundo de que o sofrimento dos animais altamente inteligentes, sociais e de longo alcance para a nossa diversão não é mais aceitável e não será apoiado.
Fonte - ANDA

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

QUANDO O SOCORRO CHEGA TARDE DEMAIS

A cadela resgatada em um ponto de ônibus, no Araretama, Pindamonhangaba, está com o câncer muito avançado. Metástase nos pulmões e linfonodos, além de anemia profunda. Infelizmente, tarde demais para se fazer uma cirurgia ou tentar reverter esse quadro.
Por que seres "desumanos" adotam e deixam a doença progredir tanto? Por que, ao invés de tentar aliviar o sofrimento, amarram em um ponto de ônibus, entregues à própria sorte?
O que pensam ou não pensam? Será que está com a consciência tranquila por não ver seu animal morrer?
Descanse em paz, pobre animal. Nem sabemos seu nome. Mas estaremos ao seu lado na hora de partir.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

FLORIANÓPOLIS FAZ CAMPANHA CONTRA A FARRA DO BOI


Na quarta-feira (24), a partir das 9h, a Polícia Militar de Santa Catarina, Ministério Público e a Prefeitura de Governador Celso Ramos deram início à Campanha de Educação Ambiental de Prevenção à Farra do Boi, no Ginásio Municipal da cidade.
A Secretaria Municipal de Educação destaca que o evento de abertura contará com a presença de alunos da rede municipal de ensino. Para fortalecer a importância da campanha, também estarão presentes os protetores ambientais mirins da Polícia Militar Ambiental e o conjunto musical da PM.
O Ministério Público atua nesta causa através do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME), que é responsável por orientar, auxiliar e facilitar a atuação dos Promotores de Justiça na defesa do ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum da sociedade e essencial à sadia qualidade de vida.
A Polícia Militar lembra que a campanha busca a conscientização das crianças, para auxiliarem na prevenção à pratica da Farra do Boi, bem como ajudar a tornar os adultos, cada vez mais, comprometidos com a preservação ambiental.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

CADELA COM CÂNCER ABANDONADA EM PONTO DE ÔNIBUS

Essa cadela foi resgatada no Araretama, Pindam amarrada num ponto de ônibus. Abandonada à própria sorte com um tumor muito grande. Câncer de mama avançado.  Foi encaminhada ao veterinário que prescreveu uma dieta rica em proteínas e medicamentos. Se ela se recuperar um pouco, poderá fazer a cirugia para a retirada dos nódulos.
Quem puder ajudar, entre em contato conosco. 


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

CADELA IDOSA RESGATADA DE BUEIRO

O resgate de uma cadela mobilizou os bombeiros neste sábado (20) no Jardim das Cerejeiras em Atibaia (SP). O animal, da raça pastor alemão, foi encontrado por funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O trabalho para retirar a cadela do local durou cerca de uma hora e ela passa bem.
Os funcionários acionaram os bombeiros que chegaram em cerca de 20 minutos. A coorporação disse que não há grande número de registro de ocorrência envolvendo cães, que é mais comum de aves por causa da quantidade de mata na cidade. O resgate durou cerca de uma hora e três bombeiros participaram da ocorrência.
Após o resgate, o animal, que aparenta ser idoso, não apresentava ferimentos, mas foi levada ao veterinário.
(Foto: Arquivo Pessoal/Nádia Lopes)
O animal foi diagnosticado com cegueira, o que pode ter contribuído para a queda dentro do bueiro, e ainda câncer, artrose de quadril, carrapatos e pulgas, e recebeu os cuidados na clínica.  ‘Lobinha’, nome que a cadela ganhou dos veterinários aguarda um novo lar.
Fonte: G1

domingo, 21 de fevereiro de 2016

VERDADE OU MITO? CASTRAÇÃO DE GATOS

  • Mentira: uma gata deve ter uma ninhada antes de ser esterilizada
  • Verdade: Quanto mais cedo esterilizar sua gatinha, melhor será a sua saúde no futuro. Desde que pese mais do que 1 kg e tenha mais de 2 meses, quer seja gato ou gata, podem ser esterilizados ou castrados. Quanto mais tempo demorar a esterilizar uma gata, maior a probabilidade de desenvolver tumores mamários e infeções uterinas. 
  • Mentira: Castrar ou esterilizar muda a personalidade do animal
  • Verdade: Qualquer que seja a mudança, será sempre para melhor. Independentemente da idade em que a castração ou esterilização aconteça, o seu gato continuará carinhoso, protetor e uma bela companhia. Ao castrar ou esterilizar, irá apenas reduzir a necessidade de procriação do animal, ficando este naturalmente mais calmo. 
  • Mentira: O gato irá ficar preguiçoso e gordo 
  • Verdade:  A falta de exercício e/ou a má alimentação são os fatores que fazem com que o seu gato ou gata fiquem mais preguiçosos ou gordos. A castração e esterilização dão, em média, 3 anos de vida a mais do que um gato não castrado! 
  • Mentira: A esterilização ou castração é dolorosa e perigosa
  • Verdade: Ambos são cirurgias de rotina. Com o mínimo de cuidado, o seu gatinho ou gatinha ficará normal em poucos dias.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

ABANDONADO OU PERDIDO?


Esse garotão está em frente à Vita Fiat. Pinda. É dócil e fica no mesmo lugar o tempo todo. Sabemos como os cães gostam da companhia de humanos e ficar sozinho com esse tempo chuvoso deve ser muito desagradável.
Vamos ajudá-lo a encontrar seu dono ou um lar temporário/ definitivo.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

GOLFINHO VÍTIMA DE SELFIE

Argentina turista golfinho morto selfies
A denúncia de que turistas causaram a morte de um filhote de golfinho após o retirarem do mar para fazer selfies tem gerado muita indignação nas redes sociais. O fato ocorreu na praia de Santa Teresita, na Argentina. No entanto, o turista Hernán Coria, que registrou a confusão, falou à emissora de TV “Telefe” que o animal já estava morto quando foi resgatado. Ainda segundo ele, tudo ocorreu muito rapidamente, e houve tentativa de socorro.
“Eles queriam tocar e agarrar o golfinho. Tudo durou cinco minutos, e ele chegou morto na costa. Levaram o animal para o mar, mas ele não voltou”, disse. Nesta quarta-feira, a Fundação Vida Silvestre Argentina denunciou que o animal não teria sobrevivido pelo excesso de manipulação e por ter ficado muito tempo longe da água.
FONTE.- Olhar Animal

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

FÁBRICA DE FILHOTES


Foto: Aline Suppo/ONG Focinho Abandonado
O canil Bocainas Border de Campinas (SP), especializado na raça border collie, será investigado por maus-tratos de animais segundo confirmou a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Três ONGs da cidade retiraram 87 cães do local em uma ação que começou na sexta-feira (12) e levou três dias para acabar. Uma fêmea, em estado grave, está internada  e permanece em uma clínica. Outros cinco cães tiveram alta nesta terça-feira (16).
“Era sujo, tinha mosca, papel picado, visualmente a situação do local chocou todo mundo. O cheiro era fortíssimo e cães estavam visivelmente estressados. Eles ficavam em meio a fezes e urina”, disse Aline Suppo de Oliveira, uma das gestoras da ONG ‘Focinho Abandonado’.
Em nota a Polícia Civil confirmou a investigação do caso. Além dos cachorros, no boletim registrado ainda são citados outros animais como 300 ovelhas e 50 minipôneis. “A SSP informa que foi instaurado inquérito policial no 12º DP de Campinas para investigar o crime de maus-tratos a animais. O local foi periciado e foram colh
A perícia para confirmar os maus-tratos tem o prazo de 30 dias para ficar pronta e deve ser anexada no inquérito policial aberto no 12º DP.
Fonte: G1

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

DENÚNCIA DE MAUS TRATOS EM TAUBATÉ

Uma ação de ativistas, protetores independentes, advogados, Polícia Civil, CCZ, Equipe de combate a dengue, Postura da Prefeitura, Polícia Científica libertaram de maus tratos mais de 50 animais.
A denúncia que havia diversos animais no local, sem comida e água, além de animais presos em gaiolas, morrendo aos poucos ( muitos encontrados mortos) por falta de água e comida, sem conseguir fugir pra tentar alimento.
No local havia muita sujeira, restos de animais mortos, cheiro insuportável, ratos, baratas e acúmulo de lixo e entulhos.
Foram 8 horas de trabalho. Foram resgatados 49 aves (infelizmente uma morreu), e quatro cães.




sábado, 13 de fevereiro de 2016

PORQUE ADOTAR UM CÃO IDOSO

Os filhotes são adoráveis, mas cães adultos e idosos, ao contrário do que muitas pessoas pensam, são mais fáceis de adotar. Se você pensa em ter um novo amigo, confira as dicas do médico veterinário do Max em Ação, Marcello Machado.
São considerados idosos os cães de porte pequeno/mini a partir dos 8 anos; os de porte médio a partir dos 7 anos e os de porte grandes a partir dos 6 anos. Cães idosos são geralmente mais calmos, companheiros e são ideais para quem leva um estilo de vida sem muitas agitações. São animais normalmente muito apegados ao tutor. 
Cães adultos e idosos têm praticamente a mesma resposta ao adestramento, em comparação com um filhote. Em geral eles já têm alguns hábitos e são habituados a usar o tapete higiênico ou jornal. Nas primeiras semanas no novo lar, preste atenção aos medos do animal. Lembre-se sempre de agradá-lo com bastante carinho, passar confiança para que ele se sinta seguro. Nos primeiros dias é possível que ele tente fugir da sua casa, pois ainda não conhece o ambiente e está assustado, por isso, inicialmente, mantenha-o em uma área determinada até que você conquiste a confiança dele.  Se tiver crianças vale também mais atenção, para que o animal se acostume pouco a pouco com elas.
JAYA tem, aproximadamente, cinco anos e está para adoção.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

AEDES AEGYPTI TRANSMITEM DOENÇAS AOS CÃES

Embora o mosquito prefira o sangue humano, até por uma questão de facilidade em picar (no cão os pelos dificultam), eles também alvejam cães e como a América do Sul e do Norte vive um surto com a proliferação do mosquito, as chances de grande número de cães serem infectados é muito grande. Animais com pelo raso ou que os donos os tosam, correm mais riscos.
A doença, transmitida pelos Aedes e também por alguns pernilongos, faz com que o parasita da doença entre no corpo do animal através da corrente sanguínea e siga até o seu coração, se alojando no local e se desenvolvendo, podendo atingir até vinte centímetros de comprimento.
É possível encontrar animais que possuem até dez larvas no coração, sendo que estas ficam em formato de uma espécie de ‘novelo’, ou seja, enroladas. Alojada no coração, a larva começa a se alimentar do sangue, bem como das proteínas e nutrientes que estejam no corpo, assim, o animal consome um alimento que atende as suas necessidades, mas é o parasita que está se beneficiando.
A melhor forma de prevenir é não deixando água parada.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

MEDO DE BARULHO


“Pânico é a reação de muitos cães ao ouvir barulhos muito altos. Este sentimento de ansiedade e fragilidade diante de alguns sons é expressado por estes animais com atitudes como um xixi inesperado, tremedeiras e até fugas. A causa para as reações desesperadas destes animais deve-se ao fato de que, na natureza, barulhos altos demonstram indícios de situações perigosas em grande escala que os ancestrais da espécie tinham de buscar escapar ou resistir, como a queda de árvores, os deslizamentos de terra e os raios, por exemplo.
É um grande engano pensar que o coração batendo rápido é a única consequência do susto dos animais com barulhos. Existe sim uma sensibilidade auditiva e o incômodo nos ouvidos, o medo do cão pode não passar após o evento sonoro, sendo, portanto, relativo à associação a um contexto de perigo”.
autor desconhecido

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

DEFEITO DE FÁBRICA - FINAL MAIS QUE FELIZ

Quando nasceu com uma perna defeituosa e não serviu para venda, foi descartado e ficou abandonado em um canto. Como a perna arrastava no chão, ficou toda machucada e com bicheira.Graças ao amor de várias pessoas foi feita a amputação e ele se adaptou logo.
Pessoas que adotam por amor o viram e se apaixonaram. Hoje ele é o "bebê" da casa e recebe toda atenção possível. 
O verdadeiro amor não olha condição física, raça, cor...
Sem a pata, Blue corre, brinca e até se arrisca na piscina.

KEVIN ESTÁ DE VOLTA

domingo, 7 de fevereiro de 2016

DEVOLUÇÃO


LUPITA - DEVOLVIDA OITO MESES DEPOIS DE ADOTADA
Lupita foi resgatada com piometra (raro em fêmea jovem), medicada, castrada e vacinada. Adotada. Hoje foi devolvida. 
Está para adoção novamente. Porte médio. muito dócil. Se dá bem com cães e gatos. Dois anos, aproximadamente.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

FILHOTE MEDROSO

A ideia é transformar objetos que normalmente causam medo no seu filhote em algo natural, como guarda-chuvas, aspiradores de pó, entre outros.

Primeiramente, coloque esses objetos a uma distância em que o filhote não se incomode. Brinque com ele, faça carinho. Vá aproximando a brincadeira do objeto gradualmente, até o ponto em que o filhote não se importe mais com a sua presença.

Mas lembre-se: caso seja algo que o cãozinho não poderá brincar no futuro, não brinque diretamente com o objeto! Ele irá associá-lo com brincadeira, e teremos um cão comedor de vassouras.


NÃO AO ABANDONO

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

FÁBRICA DE FILHOTES - DEZ ANOS ENGAIOLADO



O chihuahua Harley passou 10 anos em uma gaiola pequena em fábrica de filhotes. Ele nasceu para ser vendido, mas “encalhou” e foi jogado no lixo, depois de doente. Nunca tinha recebido carinho. Tem coração fraco, por maus-tratos, a boca estava pútrida, teve a cauda quebrada, ficou cego e as pernas foram deformadas.
Por sorte, foi resgatado e encontrou um lar amoroso. Sua jornada inspirou uma campanha que levantou os fundos para salvar mais de 500 cães de fábricas de filhotes ao longo dos últimos dois anos.Harley vai pessoalmente nas missões de resgate e parece entender o que aqueles cães assustados e maltratados passam. Ele demonstra carinho pelos companheiros. Em 2015, o cãozinho recebeu o prêmio como cão herói nos EUA.
Fonte: Notícias R7

ONDE ESTÁ KEVIN?

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

PROIBIÇÃO RIDÍCULA


O veterinário Ricardo Fehr Camargo, decidiu atender aos sábados gratuitamente os animais de quem não pode pagar a consulta! Atitude nobre, que foi proibida pelo Crmv.

🙀🙀🙀🙀 Quem ajuda os animais sem cobrar não está certo p eles... #vergonha #c