Seja Bem Vindo!

Este blog foi criado com intuito de ajudar na divulgação dos trabalhos da Associação e apoiar nossos parceiros nessa causa.

Se você, de alguma forma deseja colaborar com nosso trabalho, entre em contato conosco, pelo e-mail: associacao.centopeia@gmail.com, que entraremos em contato com você.


terça-feira, 27 de janeiro de 2015

CONTROLE DA LEISHMANIOSE EM TOCANTINS

As ações de combate e prevenção contra a leishmaniose visceral, o calazar, está sendo feito em vários bairros de Gurupi, sul do Tocantins. Este trabalho faz parte da segunda etapa do projeto-piloto do Programa Federal de Controle da Leishmaniose Visceral – Calazar realizado em outras cidades do país que está encoleiranndo os cães. A previsão é que mais de 700 cães irão receber o assessório.
Para realizar o encoleiramento, o morador deve ir até o local onde os agentes do Centro de Controle de Zoonoses irão colocar as coleiras nos animais. O dono do animal deve apresentar o comprovante de endereço e no local os animais serão cadastrados para que seja feito um acompanhamento da saúde dos cães.
TO gurupi calazar1Projeto para combater o calazar encoleira cães em bairros de Gurupi (Foto: Jeeferson Ferrari/Secom Gurupi)
Na primeira etapa do encoleiramento de cães ocorrida em maio de 2014 foram disponibilizadas duas mil coleiras. Este ano, segundo a previsão da Prefeitura de Gurupi, o número deve chegar a quatro mil.
A coleira indicada para o controle do mosquito transmissor do calazar (leishmaniose visceral canina), moscas e como auxiliar no controle de carrapatos e pulgas. As coleiras são distribuídas gratuitamente pelo CCZ em parceria com o Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário