Hoje, uma orca chamado Lolita é a única sobrevivente das capturas que tiveram lugar em Puget Sound. Ela está definhando no Miami Seaquarium há mais de quatro décadas.
O estado de Washington (EUA) está um passo mais perto da proibição de cativeiro, garantindo que baleias e golfinhos nunca mais serão explorados no Estado. No ano passado, os legisladores do Estado introduziram um projeto de lei que tornaria ilegal manter baleias, golfinhos e botos selvagens capturados e os criados em cativeiro para entretenimento humano.
Há isenções para instalações que fazem reabilitação e pesquisa, mas o projeto de lei ainda exige que os animais sejam devolvidos à natureza, e que os animais que não puderem ser integrados de volta sejam mantidos em instalações aprovadas pelo Serviço Nacional de Pesca Marinha, acrescentando também que eles não poderão ser utilizados para performances ou entretenimento.
Apesar de não haver baleias ou golfinhos atualmente em cativeiro no estado, Washington tem uma longa e trágica história envolvendo capturas de orcas fora de sua costa há décadas atrás, o que se acredita ser o fator responsável por dizimar a população de orcas do sul.
Enquanto esforços para conseguir que esta legislação seja aprovada em Washington estão em curso, ainda há esforços para acabar com o cativeiro na América do Norte. Os projetos de lei The Orca Responsability and Care Advancement (ORCA) nos EUA e Ending Captivity of Whales and Dolphins no Canadá poderiam mudar o futuro para sempre para baleias e golfinhos. Se aprovadas, estas leis também vão enviar uma forte mensagem ao mundo de que o sofrimento dos animais altamente inteligentes, sociais e de longo alcance para a nossa diversão não é mais aceitável e não será apoiado.
Fonte - ANDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário