Seja Bem Vindo!

Este blog foi criado com intuito de ajudar na divulgação dos trabalhos da Associação e apoiar nossos parceiros nessa causa.

Se você, de alguma forma deseja colaborar com nosso trabalho, entre em contato conosco, pelo e-mail: associacao.centopeia@gmail.com, que entraremos em contato com você.


domingo, 31 de janeiro de 2016

FIV - FELV

O FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina) e o Felv (Vírus da Leucemia Felina) são vírus que afetam os gatos, levam à deficiência do sistema imunológico e deixam os bichanos suscetíveis a diversas doenças secundárias.
Conhecido por desencadear a “AIDS felina”, o FIV é um vírus que pertence à família do HIV, causador da imunodeficiência humana. “A forma mais comum de transmissão é por meio de brigas entre gatos, especialmente por mordidas”, diz Cléber Fontana, veterinário do hospital Pet Care. A contaminação também pode ocorrer em transfusões de sangue, durante o ato sexual, o parto e a amamentação.
Já o Felv é um vírus do gênero oncornavírus que provoca a “leucemia felina”. A transmissão ocorre entre animais infectados, da mesma forma que acontece com o FIV. O simples contato com a saliva, a lágrima, as secreções nasais, além de fezes e urina, é o suficiente infectar um gatinho saudável.
O contágio só acontece entre gatos, nunca entre felinos e humanos ou outros animais.
Por isso, a melhor maneira de prevenir o FIV e o Felv é evitar o contato entre gatos saudáveis e infectados. “É muito importante que os gatos não tenham acesso à rua”, explica a veterinária Renata Camozzi, do hospital Pet Care.
Não há cura para a AIDS nem para a leucemia felina. “O tratamento consiste em melhorar as condições gerais do animal, fortalecer o sistema imunológico e tratar as doenças secundárias”, explica a veterinária.
Fonte: Gatices

Nenhum comentário:

Postar um comentário