Seja Bem Vindo!

Este blog foi criado com intuito de ajudar na divulgação dos trabalhos da Associação e apoiar nossos parceiros nessa causa.

Se você, de alguma forma deseja colaborar com nosso trabalho, entre em contato conosco, pelo e-mail: associacao.centopeia@gmail.com, que entraremos em contato com você.


domingo, 24 de janeiro de 2016

FILHOTES DE TARTARUGA CONTAMINADOS COM A LAMA DE MARIANA

Depois de superar desafios como o lixo jogado no mar e a pesca predatória, os biólogos achavam que seu trabalho de conservação das tartarugas era bem sucedido.  Até que lama tóxica proveniente do rompimento das barragens da Samarco trouxe outro problema sério que pode interromper o ciclo de vida dos animais.

Assim que souberam que o “acidente” poderia afetar a região de desova das tartarugas, a equipe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas (Tamar/ICMBio) iniciou uma força tarefa para garantir que os filhotes de tartarugas marinhas não entrem em contato com o mar contaminado após saírem dos seus ninhos. Depois de traçar a estratégia, os biólogos abriram os ninhos de tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), para retirar de lá filhotes recém-saídos dos ovos e transportá-los para um ponto mais ao sul da praia de Regência, afastado da foz do Rio Doce. 
Mesmo com o mar de lama que chegou a Linhares pela  foz do Rio Doce, as tartarugas continuam saindo das águas contaminadas pela lama para depositar seus ovos nas praias locais. Estes animais possivelmente, já são velhos conhecidos do projeto. De acordo com os pesquisadores, a sensação é de impotência. Eles lutam há 35 anos pela conservação das tartarugas marinhas e começavam a ver resultados positivos, de uma possível recuperação das espécies e, do dia para a noite, voltam a ter uma situação de incerteza.
Fonte - Tribuna Animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário