Seja Bem Vindo!

Este blog foi criado com intuito de ajudar na divulgação dos trabalhos da Associação e apoiar nossos parceiros nessa causa.

Se você, de alguma forma deseja colaborar com nosso trabalho, entre em contato conosco, pelo e-mail: associacao.centopeia@gmail.com, que entraremos em contato com você.


quinta-feira, 26 de novembro de 2015

LAMA ATINGE MAIS UM SANTUÁRIO

As tentativas de contenção da lama e dos rejeito que vazaram da barragem da Samarco, em Mariana e atingiram a foz do Rio Doce no Espírito Santo não impediram que os igarapés – berçários de caranguejos e de peixes – fossem tingidos de vermelho e nem que a maré levasse os detritos à parte norte da reserva ecológica de Comboios, o único ponto fixo de desova das tartarugas-gigantes no Brasil. É mais um santuário atingido pelo desastre, que já havia afetado 1 mil hectares de áreas de preservação permanente por onde passou, incluindo unidades como o Parque Estadual do Rio Doce. A primeira tentativa foi de barrar os resíduos com nove quilômetros de boias. A mineradora havia afirmado que a medida reteria 80% dos resíduos, mas praticamente todo material ultrapassou o obstáculo. E há outras dificuldades: máquinas que tentam alargar a foz atolam na areia e trabalham em ritmo lento.  Enquanto isso, pescadores, moradores e ambientalistas aguardam com angústia a chegada da parte mais espessa da lama de mineração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário