Seja Bem Vindo!

Este blog foi criado com intuito de ajudar na divulgação dos trabalhos da Associação e apoiar nossos parceiros nessa causa.

Se você, de alguma forma deseja colaborar com nosso trabalho, entre em contato conosco, pelo e-mail: associacao.centopeia@gmail.com, que entraremos em contato com você.


domingo, 8 de março de 2015

CAMPINAS LANÇA PROGRAMA DE CASTRAÇÃO

A Prefeitura de Campinas lançou nesta sexta-feira (6) o programa municipal de cadastramento por microchipagem e castração de animais, pedido antigo de entidades que cuidam de cães e gatos na cidade. A política pública prevê cadastrar os animais em fases, separadas por anos. 
 
A proposta é começar o cadastramento pelos animais em situação de rua (20 mil), que estão vulneráveis a doenças. A castração será gratuita e de forma itinerária pelos bairros.

Outra prioridade é a castração de animais que moram com população de baixa renda. Ambas as medidas são necessárias para controlar a população de rua em Campinas.
 
programa, castração, microchipagem, animais, campinas O sistema de cadastro será on-line e reunirá informações do pet, como raça, idade e vacinas, e também do dono. Com isso, será possível identificar donos de animais abandonados e penalizá-los. O centro de dados também será útil para casos de cães e gatos perdidos.

O chip que será implantando, do tamanho de um grão, é implantado na pele do animal com uma espécie de seringa. O procedimento é rápido e quase indolor para o animal.
 
O custo do projeto anual é de R$ 400 mil. O investimento total da implantação do projeto - incluindo veículo, equipamentos e utensílios - é de R$ 1 milhão. O programa on-line foi criado pela Informática de Municípios Associados S.A. (IMA) de Campinas.

De acordo com o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes, a iniciativa é importante porque o programa pensa na população animal para os próximos anos. "É também histórico, porque é o primeiro contrato do Fundo Municipal, criado em 1998" , disse.

Em 2013, um grupo de defensores dos animais entregou na Prefeitura uma petição com 5 mil assinaturas solicitando a implantação, no município, de um programa de castração destinado a animais de rua.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário