Em 17 de novembro, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. No chamado “Novembro Azul”, os animais domésticos não ficaram de fora da ação. Um dos idealizadores do “Novembro Pet Azul” é o Instituto Qualittas, centro de pós-graduação em medicina veterinária.
Os sintomas mais comuns do câncer são sangue e secreções na urina, perda de peso, postura arqueada e febre. A incontinência e a infecção urinária também podem ocorrer por causa do aumento da próstata, que pressiona a uretra. A dificuldade para defecar e as fezes em forma de fita, achatadas, ocorrem pelo mesmo motivo: o intestino grosso é pressionado pela próstata e tem sua forma original, de tubo, alterada.
Felizmente, os animais não apresentam alto índice de câncer de próstata, mas até 90% das doenças em órgãos reprodutivos podem ser evitadas com a castração. Dois dos obstáculos são os altos preços e o preconceito. O procedimento, ao contrário do que possa parecer, não torna o animal menos ágil ou feliz. A época ideal para realizar a cirurgia é antes do primeiro ano de vida.
OZZY, castrado antes de completar um ano de vida. |
Fonte: Saude Plena
Nenhum comentário:
Postar um comentário