As ações de combate e prevenção contra a leishmaniose visceral, o calazar, está sendo feito em vários bairros de Gurupi, sul do Tocantins. Este trabalho faz parte da segunda etapa do projeto-piloto do Programa Federal de Controle da Leishmaniose Visceral – Calazar realizado em outras cidades do país que está encoleiranndo os cães. A previsão é que mais de 700 cães irão receber o assessório.
Para realizar o encoleiramento, o morador deve ir até o local onde os agentes do Centro de Controle de Zoonoses irão colocar as coleiras nos animais. O dono do animal deve apresentar o comprovante de endereço e no local os animais serão cadastrados para que seja feito um acompanhamento da saúde dos cães.
Na primeira etapa do encoleiramento de cães ocorrida em maio de 2014 foram disponibilizadas duas mil coleiras. Este ano, segundo a previsão da Prefeitura de Gurupi, o número deve chegar a quatro mil.
A coleira indicada para o controle do mosquito transmissor do calazar (leishmaniose visceral canina), moscas e como auxiliar no controle de carrapatos e pulgas. As coleiras são distribuídas gratuitamente pelo CCZ em parceria com o Ministério da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário