Seja Bem Vindo!

Este blog foi criado com intuito de ajudar na divulgação dos trabalhos da Associação e apoiar nossos parceiros nessa causa.

Se você, de alguma forma deseja colaborar com nosso trabalho, entre em contato conosco, pelo e-mail: associacao.centopeia@gmail.com, que entraremos em contato com você.


terça-feira, 9 de setembro de 2014

DOENÇA DO CARRAPATO

Existem duas doenças que são transmitidas pelo carrapato: Erlichiose e  Babesiose. Ambas são provocadas por hematozoários (Erlichia canis e Babesia sp) e são transmitidas através da picada do carrapato.
Comumente, os cães apresentam perda de apetite, desânimo, apatia e emagrecimento em ambas as doenças. Na Erlichiose, ainda pode-se observar sangramento espontâneo pelo nariz e manchas vermelhas no corpo.
Além dos sinais clínicos, é muito importante a realização de exames de sangue. Uma das características mais marcantes da doença é a queda no número de plaquetas, além de anemia e outras alterações.  
A prevenção é a melhor maneira de se evitar a doença. Evite que seu cãozinho desenvolva a doença controlando o carrapato! O uso de carrapaticidas para ambiente e de uso tópico no animal são fundamentais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário