Seja Bem Vindo!

Este blog foi criado com intuito de ajudar na divulgação dos trabalhos da Associação e apoiar nossos parceiros nessa causa.

Se você, de alguma forma deseja colaborar com nosso trabalho, entre em contato conosco, pelo e-mail: associacao.centopeia@gmail.com, que entraremos em contato com você.


domingo, 23 de junho de 2013

Alzheimer em cães

 

Os cães não estão livres das doenças degenerativas relacionadas ao envelhecimento. Muito parecido como Alzheimer em humanos, a disfunção cognitiva canina envolve uma série de mudanças comportamentais e pode se manifestar a partir dos sete anos de idade.
Entre as manifestações desta doença estão desorientação do cão (envolve momentos de agitação e/ou de sonolência), redução de atividade física, mudanças no padrão do sono, perda de memória visual e alteração nos hábitos de higiene.
Como tumores cerebrais e alguns distúrbios endócrinos provocam mudanças comportamentais semelhantes, é importante que os donos procurem o veterinário do animal para que seja feito o diagnóstico adequado.
 Veja abaixo algumas dicas para cuidar de seus amiguinhos:
- Não deixar o animal sozinho por longos períodos, já que eles podem ficar confusos ao se enfiarem em lugares restritos da casa e não conseguirem sair, como embaixo de móveis, atrás de portas.
- Outro cães mais jovens podem ajudar os mais velhos, seja orientando esses animais, que às vezes estão cegos e surdos também. Por outro lado, esses companheiros mais novos podem incomodar os cães da terceira idade, cabe ao dono separá-los, se for o caso.
- São cães que irão dormir por mais tempo, é normal – isso acontece não só pela doença, como pelo envelhecimento.
- Se possível, deixar o espaço livre onde esses animais ficam para que possam caminhar, quando desejarem, sem acidentes. Manter a caminha higienizada e respeitar a lentidão nos momentos de passeio.
- Como podem ocorrer também mudanças no apetite do animal, que troca o dia pela noite, deixe a ração disponível e a água por tempo indeterminado.
-
Converse com o veterinário para indicar opções pastosas para facilitar a mastigação do cão.
Fonte: Target | Estratégia em Comunicação assessoria de imprensa Pet Center Marginal

Nenhum comentário:

Postar um comentário